Começar um texto pode não ser tão fácil quanto parece. Muitas pessoas só conseguem desenvolver o texto quando já têm em mente qual será o início. Ainda assim, é preciso ter em mente que, por mais que a introdução seja o primeiro parágrafo de um texto, ela contém todas as principais informações que serão abordadas pelo desenvolvimento. Imagine a introdução como um cartão de visitas para o(a) leitor(a), ou seja, será a primeira impressão que ele(a) terá do seu texto. Além disso, é a introdução que irá apresentar o ponto de vista a ser defendido e a linha de raciocínio seguida do texto. Portanto, por mais que a introdução seja a primeira coisa a ser escrita durante uma prova, é importante revisar a redação para conferir se a introdução é coerente com o desenvolvimento do texto.

Uma boa introdução é aquela que inicia o texto de maneira adequada. Nem sempre é necessário impressionar com algum conceito complexo ou com uma citação filosófica. O mais importante é que o primeiro parágrafo do texto seja capaz de contextualizar o tema adequadamente e apresentar o ponto de vista que será defendido. Citações decoradas podem ser um bom recurso, desde que estejam relacionadas ao tema proposto.

Em suma, a introdução de uma dissertação consiste em: contextualização do tema + apresentação da tese e deve ter, em média, 5 a 7 linhas.

O tamanho adequado da introdução pode variar de acordo com as ideias abordadas. É importante manter um padrão de tamanho entre os parágrafos para que a estrutura do texto não fique desproporcional. Isso quer dizer que não convém, por exemplo, que uma introdução tenha apenas 3 linhas, enquanto os parágrafos de desenvolvimento apresentam uma extensão de 9 ou 10 linhas cada. O mesmo pensamento vale para introduções muito longas. Uma boa introdução pode ter cerca de 9 linhas, porém, se o desenvolvimento tem apenas 5 ou 4 linhas, por exemplo, pode ser que as informações estejam mal distribuídas no texto.

Não há uma única forma de iniciar a redação dissertativa, mas existem algumas dicas e modelos que podem ajudar. Confira algumas dicas e tipos de introdução!

O QUE EVITAR?

Reproduzir o enunciado do tema. Se o tema de uma redação é “A persistência da violência contra a mulher no Brasil”, começar a redação com exatamente a mesma afirmação não é um erro, mas pode comprometer o desenvolvimento da sua autonomia e criatividade. Sempre que possível, procure fugir do óbvio, mas mantenha a coerência do texto. Além do mais, existe o risco de você reproduzir uma “estrutura padrão” sem dar atenção ao sentido do período. Se você escrever, por exemplo, “A persistência da violência contra a mulher no Brasil é um problema a ser combatido” (ENEM 2015), não poderá fazer a mesma coisa com outros temas, como em “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil é um problema a ser combatido” (ENEM 2016). Além de ir contra a proposta da redação, é incoerente.

► Desenvolver demais a introdução. Isso porque a introdução, por mais que seja uma parte importante do seu texto, existe para contextualizar o assunto, não para explorá-lo em detalhes. É possível colocar informações relevantes na introdução, desde que elas  sejam explicadas e abordadas com mais profundidade no desenvolvimento, afinal, serão importantes  e para  a o processo de  e argumentação. Dados, citações e fatos relevantes para a defesa da sua tese devem ser colocados no desenvolvimento do texto. Além do mais, existe o risco de a introdução ficar muito longa.

► Clichês. Expressões como “nos dias de hoje”, “atualmente” ou “desde os primórdios da humanidade” já foram usados com tanta frequência para iniciar uma dissertação que perderam sua força ou mesmo o seu potencial criativo. Quando o tema já trata de um assunto atual, muitas vezes não há necessidade para se evidenciar o óbvio, como “Atualmente, a tecnologia tem crescido muito e tomado grandes proporções”. Basta afirmar que “A tecnologia tem crescido muito e tomado grandes proporções”.

 Citações e alusões que não tenham relação com o tema. É comum, quando estudamos para fazer redação em vestibulares e concursos, pensar sempre em frases prontas ou lembrar acontecimentos históricos relevantes para contextualizar o assunto na introdução da redação. Embora isso também afete um pouco a criatividade, é um recurso interessante para quem tem dificuldades para introduzir o texto. É importante, para isso, que as citações tenham relevância para o assunto e, principalmente, para o foco que você deseja dar à argumentação. Por exemplo: se o tema fala sobre a persistência da violência contra a mulher no Brasil, citar a campanha “Diretas Já” ou o período da ditadura militar, se não tiver algum ponto relacionado à violência contra a mulher na atualidade, não convém citar esses eventos.

► Fazer referência à proposta de redação ou responder diretamente a uma pergunta. Quando começar um texto, qualquer que seja, pense sempre que o(a) leitor(a) não terá acesso à proposta. Uma redação não é como uma pergunta simples de prova, é necessário um desenvolvimento coerente e bem organizado. Assim, não inicie o texto como se estivesse respondendo a uma pergunta de prova ou conversando com uma pessoa, ou seja, evite que a primeira frase do seu texto inicie com “Sobre o tema, é importante destacar (…)” ou “No que se refere ao assunto, é inegável que (…)“. Seguindo o mesmo pensamento, se o tema da redação é uma pergunta, não comece o texto com “Sim”, “Não” ou “Talvez”. O(a) leitor(a) precisa ser capaz, sim, de ter a resposta para a pergunta a partir da leitura do texto, mas você nunca deve começar a redação dissertativa já respondendo, de uma vez, à pergunta.

TIPOS DE INTRODUÇÃO

Como já foi dito, existem diferentes maneiras de iniciar um texto e não há uma regra específica. Mesmo assim, é possível pensar em alguns modelos comuns de introdução para ajudar a contextualizar o tema. No caso de uma dissertação argumentativa, não se esqueça de que a tese precisa estar na introdução! Além da contextualização – que pode vir com uma citação, uma alusão histórica, uma declaração etc. -, a introdução também apresenta o ponto de vista que será defendido, por meio de uma frase afirmativa que carregue a visão do texto sobre o tema.

Confira alguns tipos e exemplos de introdução. Ao final do conteúdo, há uma apresentação de slides com mais dicas e exemplos disponíveis.

Declaração: apresenta uma declaração, ou seja, uma afirmação a respeito do assunto para dar início ao texto. Geralmente, a declaração contém a própria tese, mas pode também ser um enunciado a respeito do tema que, posteriormente, será confirmado ou refutado.

EXEMPLOS

A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira é um problema muito presente. Isso deve ser enfrentado, uma vez que, diariamente, mulheres são vítimas dessa questão. Nesse sentido, dois aspectos fazem-se relevantes: o legado histórico cultural e o desrespeito às leis.

Trecho da redação nota 1000 de Izadora Peter Furtado. Fonte: G1.

É inegável o fato de que, na sociedade brasileira contemporânea, a igualdade de gêneros é algo que existe apenas na teoria. Medidas como a criação da Lei Maria da Penha e da Delegacia da Mulher, apesar de auxiliarem na fiscalização contra a violência ao sexo feminino e na proteção das vítimas, são insuficientes e pouco eficazes, algo comprovado através da alta taxa de feminicídios ocorridos em nosso país, além dos enormes índices de relatos de vítimas de violência.

Trecho da redação nota 1000 de Sofia Dolabela Cunha. Fonte: G1.

Conceito: inicia o texto com um conceito relacionado diretamente ao tema ou que seja relevante para a contextualização e o desenvolvimento das ideias.

EXEMPLOS

O feminismo é o movimento que luta pela igualdade social, política e econômica dos gêneros. Hodiernamente, muitas conquistas em prol da garantia dessas igualdades já foram alcançadas – a exemplo do direito ao voto para as mulheres, adquirido no Governo Vargas. Entretanto, essas conquistas não foram suficientes para eliminar o preconceito e a violência existentes na sociedade brasileira.

Trecho da redação nota 1000 de Julia Guimarães Cunha. Fonte: G1.

O Darwinismo social, ideial surgido no século XIX, calcava-se na ideia de que existem culturas superiores às outras. O preconceito, então, passou a ter um viés científico, numa tentativa de justificar a dominação de indivíduos menos favorecidos. No entanto, mesmo sendo uma ideia antiga, ainda encontra respaldo em diversas ações humanas, como os constantes casos de intolerância religiosa no Brasil, cujos efeitos contribuem para a dissolução da coletividade e prejudicam o desenvolvimento do ser.

Trecho da redação nota 1000 de Shopia Martinelli Rodrigues. Fonte: G1.

► Citação: apresenta uma declaração de outra pessoa – uma autoridade no assunto ou referência social, intelectual ou política – que seja pertinente para o tema. A citação pode ser direta, entre aspas (“), ou indireta.

EXEMPLOS

De acordo com Albert Camus, escritor argelino do século XX, se houver falhas na conciliação entre justiça e liberdade, haverá intempéries de amplo espectro. Nesse sentido, a intolerância religiosa no Brasil fere não somente preceitos éticos e morais, mas também constitucionais estabelecidos pela Carta Magna do país. Dessa forma, observa-se que a liberdade de crença nacional reflete um cenário desafiador seja a partir de reflexo histórico, seja pelo descumprimento de cláusulas pétreas.

Trecho da redação nota 1000 de Vanessa Soares Mendes. Fonte: G1.

“Se houver duas religiões, cortar-se-ão os preços. Se houver trinta, viverão em paz. Na Idade Moderna, o filósofo iluminista Voltaire foi um importante defensor da liberdade de culto e da harmonia entre as diversas crenças. Já no Brasil do século XXI existe um retrocesso: embora haja muita diversidade religiosa, ainda há a necessidade de ser comemorar o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa – a qual é um crime vergonhoso cuja persistência é uma mácula.

Trecho da redação nota 1000 de Thaís Fonseca Lopes de Oliveira. Fonte: G1.

Alusão histórica ou cultural: faz referência a um evento ou marco histórico, a uma obra ou elemento cultural que seja relevante para contextualizar o tema.

EXEMPLOS

O Período Colonial do Brasil, ao longo dos séculos XVI e XIX, foi marcado pela tentativa de converter os índios ao catolicismo, em função do pensamento português de soberania. Embora date de séculos atrás, a intolerância religiosa no país, em pleno século XXI, sugere as mesmas conotações de sua origem: imposições de dogmas e violência. No entanto, a lenta mudança de mentalidade social e o receio de denunciar dificultam a resolução dessa problemática, o que configura um grave problema social.

ALUSÃO HISTÓRICA – Trecho da redação nota 1000 de Helário Azevedo. Fonte: G1.

Em uma das cenas mais célebres dos quadrinhos, o herói Homem Aranha se depara com um grupo de homens assediando uma garota em um beco. Indignado, o justiceiro ataca os criminosos e salva Mary Jane. Fora dos gibis, a violência contra a mulher continua sendo uma realidade no Brasil, tornando necessária a tomada de novas medidas para resolver a questão.

ALUSÃO CULTURAL – Trecho da Débora Aladim. Fonte: Canal da Débora no YouTube.

Trecho narrativo: usa a narrativa para ilustrar o tema. É importante que o parágrafo não se limite à narração, pois ela é apenas uma forma de contextualizar o tema.

EXEMPLO

Em meados do século passado, o escritor austríaco Stefan Zweig mudou-se para o Brasil devido à perseguição nazista na Europa. Bem recebido e impressionado com o potencial da nova casa, Zweig escreveu um livro cujo título é até hoje repetido: “Brasil, país do futuro”. Entretanto, quando se observa a deficiência das medidas na luta contra a intolerância religiosa no Brasil, percebe-se que a profecia não saiu do papel. Nesse sentido, é preciso entender suas verdadeiras causas para solucionar esse problema.

Trecho da redação nota 1000 de Desirée Macarroni. Fonte: G1.

Comparação: faz uma comparação entre elementos ou contextos para destacar suas diferenças ou realçar suas semelhanças.

EXEMPLO

É comum encontrar crianças de dez anos de idade vendendo balas nas esquinas brasileiras. Na França, nos EUA ou na Inglaterra – países desenvolvidos –, nessa idade, as crianças estão na escola e não submetidas à violência das ruas. A realidade vivenciada pelo Brasil evidencia o trabalho infantil como um problema sério para o desenvolvimento humano no país e que deve ser combatido pela sociedade e pelo Governo Federal.

Exemplo adaptado do site Blog do ENEM.

► Hipótese: Apresenta uma hipótese, que deve ser comprovada no desenvolvimento, sobre as causas do problema a ser abordado.

EXEMPLO

A submissão da mulher em uma sociedade patriarcalista como a brasileira é um fato que tem origens históricas. Por todo o mundo, a figura feminina teve seus direitos cerceados e a liberdade limitada devido ao fato de ser considerada “frágil” ou “sensível”, ainda que isso não pudesse ser provado cientificamente. Tal pensamento deu margem a uma ampla subjugação da mulher e abriu portas a atos de violência a ela direcionados.

Trecho da redação nota 1000 de Valéria da Silva Alves. Fonte: G1.

► Pergunta: é feita uma ou mais perguntas para dar ênfase ao tema (retórica) ou para serem respondidas no desenvolvimento. É importante não se esquecer de evidenciar a tese nesse tipo de introdução, para que a introdução não seja apenas um “amontoado” de perguntas sem direcionamento opinativo.

EXEMPLO

É possível imaginar o Brasil como um país desenvolvido e com justiça social enquanto existir tanta violência contra o menor? Muitos dos problemas enfrentados pela sociedade têm origem na falta de oportunidades para jovens que, quando não sofrem violência em casa ou nas ruas, recorrem a ela para sobreviver.

Exemplo adaptado do site Blog do ENEM.

► Roteiro: é um roteiro dos argumentos do texto, que  deverão ser seguidos no desenvolvimento, como se fosse uma antecipação (de forma mais clara) dos argumentos que serão explorados na redação.

EXEMPLO

Para se analisar a questão da violência contra o menor no Brasil é essencial que se discutam suas causas e suas consequências, além de compreender o comportamento da sociedade que joga, sobre crianças e adolescentes, responsabilidades que muitas vezes não lhes cabem. Enquanto deveriam estar na escola e aproveitando momentos de lazer, muitos jovens acabam na marginalidade e no abandono.

Exemplo adaptado do site Click Escolar.

► Frases nominais: usa uma ou mais frases nominais (sem verbo), como “flashes”, seguidas de uma explicação. Nesse tipo de introdução, é muito importante que as frases não sejam apenas palavras soltas e tenham relação com a informação que será dada na introdução.

EXEMPLO

Baixos salários. Médicos descontentes. Enfermagem pouco qualificada. Falta de medicamentos. Desvio de verbas. Hospitais insuficientes e mal aparelhados. Atendimento precário. Esse é o retrato da saúde pública brasileira, reflexo da má administração dos recursos públicos e da falta de interesse político em melhorar o atendimento do Sistema Único de Saúde. Esse problema, persistente no país, requer mudanças para que um sistema público de saúde com qualidade seja, de fato, um direito de todos.

Exemplo adaptado do site Mundo Vestibular.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Essas foram algumas dicas para iniciar um texto! Lembre-se de que, ainda que você decida não seguir exatamente os modelos propostos, o mais importante, para uma boa introdução, é contextualizar adequadamente o tema e deixar claro qual será o ponto de vista defendido, ou seja, deixar sua tese já no primeiro parágrafo.

Para mais exemplos e conteúdo extra (como exemplos sobre o que não fazer em uma introdução), confira a apresentação abaixo. Ela está disponível para visualização e download no SlideShare:

Este conteúdo foi publicado originalmente em abril de 2017, porém, devido a problemas técnicos com a página, o artigo foi republicado. Apesar de o assunto ainda ser considerado atual e pertinente, não houve atualização do texto, espero poder trazer conteúdo mais recente em breve.